Shankprakshalana Lisboa

Form validation failed! Please correct the errors.

Um encontro marcado para professores e praticantes avançados.

Foco: técnicas de limpeza Sat-Karma

Duração: 4 dias

Este retiro realiza-se em duas alturas particulares do ano: princípio da Primavera e Outono.

Uma particularidade do retiro é Mauna (silêncio total). Três dos quatro dias do retiro são passados em Mauna.

O local para este evento é escolhido em função de permitir ao praticante o recolhimento e tranquilidade apropriadas.

O corpo de professores que participa na organização do retiro tem mais de 21 anos de experiência de Shanka Praksálana.

Significado Literal

Shanka = concha
Prakshalána = limpar a fundo todo o aparelho digestivo

Shanka Prakshalána

É um método de limpeza e purificação de todo o aparelho digestivo, sem agressões. Uma limpeza total desde a boca até ao ânus. Todo o aparelho digestivo é limpo, todas as impurezas são expulsas.

Para executar o Shanka Praksálana é conveniente fazer-se acompanhar de um guia experiente, em quem possa confiar, que o oriente de forma concisa ao longo da preparação para o exercício e, também no período pré e pós limpeza.

Preparação e alimentação apropriada

A preparação para o exercício inicia-se 6 dias antes através de uma mudança da alimentação, que tem por objectivo ir limpando o estômago e intestinos para facilitar a execução do Shanka Prakshaláná, alimentação essa que se prolonga 5 dias após o exercício. (A alimentação anterior, durante e posterior ao Shanka Prakshaláná, é muito precisa e deve ser orientada por um professor experiente).

Alimentos proibidos

Álcool, café, chá preto e chá verde, produtos lácteos, alimentos químicos, frutos ácidos (laranja, limão, ananás, etc.), farinhas e pão. Adoptar o regime preconizado para este retiro.

Estilo de vida

Deve evitar expor-se a solicitações excessivas a nível profissional e social nos dias que antecedem o retiro e, pelo menos, nos dois dias posteriores ao mesmo. Use o bom senso.

Efeitos do Shanka Prakshalána

A acumulação de matérias tóxicas no intestino vai envenenando o sangue. É a causa de numerosas doenças que têm consequências aos mais variados níveis do nosso organismo. Todo o corpo beneficia desta limpeza total do aparelho digestivo.

O sangue é purificado e as perturbações do aparelho digestivo são eliminadas. Os praticantes de Yoga vão sentir uma maior leveza, serenidade e bem estar interior, bem como uma maior clareza mental.

NOTA: Para o sucesso deste exercício é indispensável que todos os passos (alimentares e físicos) sejam executados. Negligenciar algum passo poderá levar ao insucesso, comprometendo a eficácia desta prática.

Relembrar apenas que, para aqueles que executam esta técnica pela 1ª vez, o acompanhamento por um guia experiente é indispensável.

Realizados

Início
2016-02-06
Fim
2016-02-09