A palavra Ayurveda provem do Sânscrito e significa “conhecimento ou ciência da vida”. Está fundamentada nos textos védicos e suas tradições. A Ayurveda tem sem dúvida, um imenso valor prático para todos.

A medicina Ayurvédica desenvolveu-se na Índia entre os anos 3000 e 1500 A.C., ao redor dos seus vales e rios. A grande civilização hindu que floresceu, encontrava-se entre as cinco notáveis civilizações contemporâneas: Egipto, Suméria, Perú e China.

Os conhecimentos da medicina Ayurvédica  foram transmitidos oralmente de geração em geração, através de versos conhecidos como Vedas. Esta prática foi-se processando até que o homem aprendeu a escrever. Por esta razão, e ainda hoje, só se pode estimar o período da sua origem.

O primeiro texto médico “Charaka Samhita”, foi escrito pelo grande guru da medicina Ayurvédica Charaka no Punjab da Índia, à volta do ano 700 A.C. O “Charaka Samhita” contem extensa informação sobre a prática da medicina em geral e o uso das ervas para os tratamentos.

A medicina Ayurvédica enfatiza que os seres humanos são parte integrante do universo, tendo assim uma responsabilidade perante este. Devido a este facto, a Ayurveda proclama que “o homem é o microcosmos e a natureza o macrocosmos”.



Facebook Comments Master

Share This

Share this post with your friends!