Do ponto de vista da Ayurveda, todo o universo, incluindo o corpo humano, está constituído por 5 elementos: terra (prthvi), água (ãp), fogo (agni), ar (vãyu) e espaço (akãsa).

O corpo é entendido segundo estes 3 pontos de vista: unidades funcionais, tecidos, e produtos de excreção (dosha, dhãtu, mala). Desta forma, as substâncias do universo são compreendidas em função do efeito que exercem sobre o organismo.

São assim descritas do ponto de vista do sabor (rasa), do seu poder (virya), e do sabor pós digestivo (vipãka), de acordo com as suas qualidades (guna) e propriedades especiais (prabhava).

Os 5 elementos:

Estes 5 elementos (terra, água, ar, fogo e espaço) que formam o universo, combinam-se para formar as substâncias perceptíveis. Desta forma, e como exemplo, a água contém os 5 elementos, sendo a água o elemento predominante. As substâncias formam-se todas a partir da combinação destes 5 elementos, em diferentes proporções, para produzir a multiplicidade de substâncias que existem no mundo exterior e interior do nosso organismo.

A terra (prthvi) consolida, a água (ãp) lubrifica, o ar (vãyu) produz o movimento, multiplicidade e separação, o fogo (agni) é responsável pelo metabolismo e o espaço (akãsa) contém todos estes elementos.

Os elementos têm uma ordem hierárquica, desde o mais subtil ao mais grosseiro, desde o espaço (akãsa) à terra (prthvi).

Cada elemento tem uma propriedade principal: o espaço (akãsa) tem um som, o ar (vãyu) o tacto, o fogo (agni) forma e cor, a água (ãp) o sabor, a terra (prthvi) o cheiro.

Desta forma, cada um dos elementos possui as propriedades dos elementos que o precedem. Como exemplo, além do cheiro da terra, esta tem sabor, forma e cor, tacto e som.

Todas as partes do corpo, assim como as suas ações, qualidades e funções, classificam-se de acordo com os 5 elementos.

O espaço (akãsa), está relacionado com as orelhas, a voz e os espaços vazios (espaços ocos do corpo).

O vento (vãyu) está relacionado com o sentido do tacto, com a pele, a respiração, o ímpeto, a organização dos tecidos e os movimentos corporais.

O fogo (agni), está associado com a forma e a cor, os olhos, as faculdades da visão, a digestão e o calor.

A água (ãp) está relacionada com o sabor, a língua, o frio, a suavidade, o gorduroso e a humidade.

A terra (prthvi) controla o olfacto, o nariz, o peso, a estabilidade e a forma.

Existe uma íntima correlação entre os doshas e os 5 elementos:

Vatta forma-se predominantemente a partir do vento (vãyu) e do espaço (akãsa). Pitta é formado predominantemente a partir do fogo (agni), e kapha, tem a sua origem a partir da água (ãp) e da terra (prthvi).

Desta forma, existe uma relação íntima entre os sentidos e os elementos: o espaço (akãsa) está relacionado com as orelhas, o ar (vãyu) com a pele, o fogo (agni) com os olhos, a água (ãp) com a língua, e a terra (prthvi) com o nariz.



Facebook Comments Master

Share This

Share this post with your friends!