Tantas vezes desejei iniciar o dia com algo mais saudável e que me desse mais energia, em vez do tradicional café com leite e pão com manteiga, ou um bolo carregado de açúcar!

Parti com o objectivo escolher algo saboroso, que me fizesse sentir nutrida, mas leve e com energia para as tarefas diárias. Que fosse rápido de preparar e que ao mesmo tempo fortalecesse o sistema imunitário das “ agressões “ a que é sujeito na vida em cidade. E que não me deixasse cheia de fome passada 1h!!

Após muitas visitas a lojas de produtos naturais, e algumas experiências próprias mais ou menos bem sucedidas em termos de paladar, seleccionei algumas sugestões deliciosas que ajudam a começar bem o dia.

A sugestão de hoje, é óptima para este tempo de verão que pede alimentos frescos ( mas se o tempo estiver mais frio, pode substituir o leite de cevada, por leite de trigo sarraceno e aquecê-lo ).

O leite de cevada ajuda a arrefecer a temperatura interna, principalmente se o servir frio. Quanto aos flocos de cereais, pode-se optar pelos tradicionais de aveia ( dão energia ), mas hoje em dia há muitas outras opções: de trigo, de espelta, de quinoa, de milho, …
O importante é que sejam pré-cozidos, pois a receita não vai ao lume, para além de ser mais prático.

As sementes de linhaça são óptimas para o transito intestinal, e os restantes ingredientes – hoje chamados de superalimentos – têm excelentes propriedades antioxidantes e de fortalecimento do nosso sistema imunitário, que irei falar nas próximas semanas.

FLOCOS DE CEREAIS COM LEITE DE CEVADA (*)

Ingredientes:

– 1/2 chav. almocadeira de leite de cevada ( quente ou frio )
– 1/2 chav. almocadeira de flocos de cereais sem açúcar pré-cozidos
– 1 c/café de açaí em pó da marca Iswari ou Biosamara
– 1 c/café de camu camu em pó da marca Iswari ou Biosamara
– 1 c/café de sementes de linhaça em pó da marca Iswari ou Biosamara
– 1 c/ sopa de bagas goji previamente demolhadas
– canela e cardamomo em pó, a gosto ( opcional )

Se desejar adoçar, pode utilizar xarope de agave, açúcar de côco ou stevia branca, adoçantes naturais sem os efeitos nocivos do açúcar, e de baixo índice glicémico.

Preparação :

Colocar os ingredientes secos na chávena almoçadeira. Deitar o leite aos poucos e ir mexendo para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
Satisfaz e é delicioso!

(*) Ou outro leite de cereais, ou de oleaginosas ( amêndoa, avelãs …) à escolha.
* Encontra os ingredientes utilizados nas lojas de produtos naturais.



Facebook Comments Master

Share This

Share this post with your friends!