fbpx

Aulas de Yoga

A prática regular e disciplinada das aulas de Yoga é o caminho para todas as conquistas

No CPYOGA dispomos de vários tipos de aulas:

  • Presenciais
  • Online
  • Privadas

 

As nossas aulas de Hatha Yoga são dinâmicas e desafiantes.

Respeitam a condição e características particulares de cada estudante, utilizando materiais de apoio específicos do Yoga sempre que necessário, para poderes evoluir com segurança.

Nas aulas presenciais vais ficar a conhecer e saber utilizar correctamente materiais como: o “Feet-Up”, o aparelho de retroflexões, aparelho de anteflexões, o cinto pélvico, kurunda, cadeiras, bolsters, cintos e blocos.

Estão organizadas três níveis:

  1. Iniciantes
  2. Intermédios
  3. Avançados

 

A divisão nestes níveis permite que os estudantes aprendam as diversas técnicas do Yoga de forma progressiva, correcta e adequada ao seu ritmo psicofísico.

O Hatha Yoga é composto por um conjunto variado de técnicas.

Nas aulas, o enfoque é dado às técnicas de Ásana (posturas), Pránáyáma (respiratórias) e Yoganidra (relaxamento) e Samyama (meditação).

A aula inicia-se com a coordenação do movimento com a respiração Ujjayi (técnica de Pránáyáma básica).

O objectivo é trazer a respiração de um processo naturalmente automatizado, para um processo consciente, coordenando o movimento do corpo com a respiração, entrando gradualmente num estado de maior concentração e focalização da atenção, propício à prática do Yoga (Samyama).

No decorrer da aula desenvolvem-se as diversas técnicas de Ásana que fortalecem o corpo, desenvolvem a flexibilidade, e libertam a tensão física, mental e emocional.

A aula termina habitualmente com uma técnica de Pránáyáma ou Yoganidra, promovendo um estado de profunda descontração interna e clareza mental.

O Hatha Yoga ensinado segundo o método do CPYOGA é um dos mais desafiantes e exigentes, tendo um impacto e uma ação profunda a nível articular e orgânico, contribuindo para o teu equilíbrio interior.

O método de ensino do CPYOGA caracteriza-se por:

Ser dinâmico, produzindo efeitos rápidos e intensos sobre o corpo e a mente.

Utilizar materiais de apoio para permitir que todos os alunos possam acompanhar a aula, independentemente da sua condição.

Durante a aula os professores/as dão instruções específicas, precisas e perceptíveis por todos, e vão demonstrando a execução das posturas.

As aulas são conduzidas num ritmo próprio – o “flow” do movimento do corpo (com ou sem Vinyasana) segue o ritmo contínuo da respiração.

A permanência nas posturas faz-se com o enfoque nos alinhamentos e correção postural.

Estou grávida. Posso participar nas aulas de yoga? 

Se és uma praticante com experiência e se já passaste os 3 primeiros meses de gravidez, podes acompanhar as nossas aulas de iniciantes seguindo as variantes apropriadas para as praticantes de yoga grávidas.

Consigo perder peso com o Hatha Yoga? 

Embora o objectivo da prática do Yoga não seja perder peso ou melhorar a tua estética, sem dúvida que o reequilíbrio orgânico e endócrino provocado pela prática do Hatha Yoga tem um efeito profundo sobre o teu metabolismo. Facilitando um processo natural e saudável do reequilíbrio do teu peso corporal.

Quantas vezes/semana aconselham a prática do Hatha Yoga? 

Idealmente seria todos os dias, mas com os ritmos de vida hoje em dia, e para iniciantes, se conseguires vir assiduamente 2x/semana, será óptimo. Consideramos o mínimo para poderes usufruir dos benefícios da prática do Yoga.

Nunca fiz yoga. Será que conseguirei acompanhar a aula? 

Com certeza!

No CPYOGA as aulas estão divididas por níveis: Iniciantes, Intermédios e Avançados. Os nossos professores dar-te-ão as instruções necessárias durante a prática, para que possas acompanhar a aula com segurança e conforto. Deves transmitir ao professor/a que é a tua 1a aula de yoga, e avisa-o se tiveres alguma limitação de mobilidade articular ou outra situação que possa restringir a prática.

Qual a duração das aulas de yoga? 

As aulas de iniciantes e intermédios têm a duração de 1h. As aulas de avançados a duração de 1h 30.

Devo ou não comer antes da aula de yoga? 

Procura não comer cerca de 2h antes da aula de yoga.

O que necessito de levar para a aula de yoga (equipamento e material) ? 

Enquanto a situação do COVID – 19 se mantiver, é obrigatório trazeres o teu Stiky-Mat (tapete anti-derrapante).

Traz roupa confortável e de preferência de algodão, que não seja apertada ou muito larga. Uma t-shirt ou camisola de alças, e uns calções curtos tipo bermudas ou leggings. Se tens tendência a suar das mãos e pés, traz uma pequena toalha turca de rosto para colocares na parte da frente do stiky-mat.

No CPYOGA temos o material necessário para a tua prática (excepto o stiky-mat), o mesmo será devidamente higienizado depois de o utilizares.

Quando vou para a minha aula experimental, o que devo fazer ao chegar ao CPYOGA? 

Se é a tua 1a vez, pedimos-te que chegues 10 minutos antes do início da aula. Deves tirar os sapatos e deixá-los na sapateira à entrada. Segue atentamente as regras de higienização preconizadas pelo centro. Não te esqueças de colocar o teu Telemóvel no silêncio.

Podes conhecer o teu professor/a, o espaço, e trocar de roupa antes de entrares na sala de aula. Assim tens tempo para desacelerar e começar a aula sem pressas.

Posso levar um amigo/a para fazer a aula de yoga? 

Para o fazeres deves avisar o teu professor/a com 1 semana de antecedência. No caso de existir vaga, o teu amigo/a poderá fazer a aula efectuando o pagamento de 1 aula avulso.

Preciso de reservar previamente a minha aula de yoga experimental? 

Sim, por favor, faz a tua reserva através do nosso site: Aqui

Qual é a proposta (ou beneficios) do Hatha Yoga? 

O Hatha Yoga ensinado segundo o método do CPYOGA é um dos mais desafiantes e exigentes, tem um impacto e uma ação profunda a nível articular e orgânico, contribui para o teu equilíbrio interior.

O método de ensino do CPYOGA caracteriza-se por:

  • Ser dinâmico, produzindo efeitos rápidos e intensos sobre o corpo e a mente.
  • Utiliza materiais de apoio para permitir que todos os alunos possam acompanhar a aula, independentemente da sua condição.
  • Durante a aula os professores/as dão instruções específicas, precisas e perceptíveis por todos, e vão demonstrando a execução

das posturas.

  • As aulas são conduzidas num ritmo próprio – o flow do movimento do corpo (com ou sem Vinyasa) segue o ritmo contínuo da respiração.
  • A permanência nas posturas faz-se com o enfoque nos alinhamentos e correção postural.

O que posso esperar de uma aula de Hatha Yoga? 

O Hatha Yoga é composto por um conjunto variado de técnicas.

Nas aulas de iniciantes, o enfoque é dado às técnicas de Ásana (posturas), Pránáyáma (respiratórias) e Yoganidra (relaxamento).

A aula inicia-se com a coordenação do movimento com a respiração Ujjayi (técnica de Pránáyáma).

O objectivo é trazer a respiração de um processo automático para um processo consciente, coordenando o movimento do corpo com a respiração, entrando gradualmente num estado de maior concentração e focalização da atenção, propício à prática do yoga.

No decorrer da aula desenvolvem-se as diversas técnicas de ásana que fortalecem o corpo, desenvolvem a flexibilidade, e libertam a tensão física e mental.

A aula termina com uma técnica de pránáyáma ou Yoganidra, promovendo um estado de profunda descontração interna e clareza mental.