Recomendamos esta semana mais um livro “Classical Sãmkhya and Yoga – An Indian metaphysics of experience” para aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos sobre o yoga.
Nos Darshanas (pontos de vista) do Hinduísmo, o Yoga e o Samkhya estão intimamente ligados, sendo o Yoga a parte prática e o Samkhya a parte especulativa teórica que suporta, e permite, que o contexto das técnicas do Yoga faça sentido no mundo espiritual.
Contemporaneamente, inúmeros movimentos com programas de doutrinação religiosa ou especulativa pseudo-indiana e neo-vedanta simplista, tentam fazer-se passar pelo suporte de especulação teórica do yoga, com o intuito de doutrinar e indianizar de forma infantil aqueles que por falta de informação, desconhecimento ou ingenuidade, são envolvidos nas suas redes.
Mas, para quem tem o genuino interesse em aprofundar as bases teóricas especulativas do yoga, pretende estar bem documentado e informado, e tem o saudável hábito de usar a sua própria cabeça para tirar conclusões, este é seguramente um óptimo livro como porta de entrada para as verdadeiras bases teórico-especulativas do yoga.
Boas leituras