CPYOGA – Segue o nosso caminho

Acreditamos que a liberdade individual, desafia o “status quo”.

Este estado descondicionado está para além de todas as limitações.

O método CPYOGA nasceu para ti, que procuras essa liberdade!

A liberdade (Samãdhi)

A liberdade individual no yoga, Samãdhi, só é alcançada pela prática sistematizada das suas técnicas. Esse particular  descondicionamento inicia-se com as técnicas  de ásana (posturas físicas) que libertam e integram a fisicalidade no desenvolvimento da espiritualidade.

De seguida, as técnicas de Pránáyáma emergem-nos no mundo subtil do controle consciente dos ritmos internos do prana.

A continuidade no desenvolvimento do controlo do prana conduz-nos espontaneamente ao estado de Prathyahara (abstração dos sentidos). Só neste estado delicado, onde as janelas dos sentidos para o exterior são conscientemente desligadas, ocorre o natural recolhimento interior, necessário para a prática de Samyama (Dharana, Dhyana, Samãdhi).

Condicionamentos (Dukkha Traya)

Desta forma, as 5 vrittis gerais que afectam a consciência:  Pramana (conhecimento correcto), Viparyaya (conhecimento incorrecto), Vikalpa (fantasia ou imaginação), Nidra (sono) e Smriti (memória), que dão origem a todos os nossos condicionamentos físicos, emocionais e mentais, e a todos os que nos são impostos pelas condições exteriores, são observadas como substâncias da nossa existência presente, em relação às quais temos a liberdade de nos mantermos identificados ou não.

O caminho (Our Path)

Acreditamos que o desenvolvimento espiritual e a tranquilidade interior são para alcançar aqui e agora.

O profundo conhecimento que temos, do caminho singular e desafios que cada estudante encontra na sua estrada para a liberdade, é o que nos motiva para divulgar e praticar o Método CPYOGA, que possibilita a prática em segurança e o respeito pelas particularidades de cada ser.